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Proposta Pedagógica

     A proposta pedagógica do COLÉGIO ALTERNATIVO valoriza a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner promovendo a sua filosofia por projetos, porque acredita numa escola desenvolvedora das competências e habilidades necessárias à criança para ser e estar no mundo. Esse trabalho favorece uma visão integral de cada indivíduo e a valorização da multiplicidade e da diversidade na sala de aula. O objetivo, por conseguinte, é estimular a criança a explorar e a descobrir todas as possibilidades em sua volta, aprender com ousadia e autonomia. Nossa proposta tem como objetivo desenvolver na criança a capacidade de aprender, fazendo com que os conteúdos sejam absorvidos, de forma natural, e assim ela possa perceber a importância do que estuda, por que estuda e conseguir uma aprendizagem significativa para ela e para o mundo onde vive.

     O Colégio Alternativo adota metodologia por projetos para desenvolver as seguintes inteligências, eleitas por Gardner: Lógico-matemática é a capacidade de realizar operações numéricas e de fazer deduções; Linguística é a habilidade de aprender idiomas e de usar a fala e a escrita para atingir objetivos; Espacial é a disposição para reconhecer e manipular situações que envolvam apreensões visuais; Físico-cinestésica é o potencial para usar o corpo com o fim de resolver problemas ou fabricar produtos; Interpessoal é a capacidade de entender as intenções e os desejos dos outros e consequentemente de se relacionar bem em sociedade; Intrapessoal é a inclinação para se conhecer e usar o entendimento de si mesmo para alcançar certos fins; Musical é a aptidão para tocar, apreciar e compor padrões musicais…
     A primeira implicação da teoria das múltiplas inteligências é que existem talentos diferenciados para atividades específicas, ou seja, trabalhar de acordo com a realidade de nossas crianças, pois acredita que todas as habilidades desenvolvidas contribuem para o desenvolvimento escolar integral do educando, promovendo o desenvolvimento progressivo de sua autonomia, individualidade, autoconfiança e aptidão vocacional.

      Em vista disso, o Colégio Alternativo trabalha de acordo com a BNCC na Educação Infantil estabelecendo, assim, seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. São eles que asseguram as condições para que as crianças “aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural”. Já no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, segundo a BNCC, devem-se valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, articulando-as com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação é progressiva e sistematizada em nossa escola; a partir dessas experiências para o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar ilações, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos. Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo, por isso é essencial desenvolvê-las na idade certa e num contexto de aprendizagem satisfatório e construtivo.     

Mariza Colaço Pinheiro,

Diretora Pedagógica.

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