Banner Nossa História Alternativo

Nossa história

O Colégio Alternativo foi fundado no dia 10 de novembro do ano de 1996, pela professora Mariza Colaço Pinheiro,  na época recém-formada em Letras pela UECE (Universidade Estadual de Fortaleza), hoje pós-graduada em Administração Escolar, juntamente às suas irmãs Rainete Colaço Pinheiro, Felícia Colaço Pinheiro, ambas pedagogas, e Maria Michele Colaço Pinheiro , hoje professora de espanhol do Instituto Federal do Ceará .Nessa época, essa instituição escolar foi denominada como “Alternativo, Centro Integrado de Ensino” e funcionava em Prédio alugado na Rua Viriato Ribeiro, 614, Bela Vista e recebia alunos apenas da Educação Infantil.

Precipuamente, a ideia de abrir o Colégio veio da mãe, Maria Marinete Colaço Pinheiro, a qual sempre foi alfabetizadora e gostava de trabalhar com crianças. Hoje conhecida como a vovó do Colégio, ela acolhe as crianças que se sentem apoiadas e parte da família Alternativo.

Em novembro de 1998, o Colégio Alternativo cresceu e ganhou sede própria, na Rua Viriato Ribeiro, 724, conquistando autorização para funcionamento do Ensino Fundamental.

Posteriormente, em 2003, uma nova ampliação foi conquistada, pois o Colégio ganhou o dobro do espaço adquirindo o 1º andar do prédio e em janeiro de 2004 uma nova autorização lhe foi concedida: a instituição passou a se chamar Colégio Alternativo.  Nesse ínterim, o Colégio passou a se especializar para o TEMPO INTEGRAL.

Atualmente, o Colégio Alternativo recebe crianças desde o Infantil I até o 5º Ano do Ensino Fundamental I, em meio período e em tempo integral.

Família Colaço, fundadora do Colégio Alternativo Colaço.
Mariza Colaço Pinheiro fundadora e diretora

É válido salientar que o nome Alternativo remete a uma seleção de nomes, e isso durou um certo tempo até conseguirmos chegar a um nome o qual se afinasse com o nosso objetivo: oferecer uma escola pequena, uma extensão da família, uma escola formadora, com possibilidade de expansão, por isso, escolhemos o nome Colégio Alternativo. Pensamos ainda numa escola alternativa para pais com filhos que apresentassem problemas de aprendizagem e adaptação em colégios maiores, pois uma sala de aula com poucos alunos facilita, em todos os sentidos, bem mais a aprendizagem.

Conheça a história do Colégio Alternativo Colaço O Colégio Alternativo Colaço, há 24 anos, construindo laços e despertando saberes, está comprometido em oferecer Educação Infantil e Ensino Fundamental I de qualidade com o objetivo de contribuir para a formação integral dos seus alunos, fundamentado em princípios éticos e de responsabilidade com o aprendizado cognitivo e emocional. Indubitavelmente, as ações pedagógicas promovidas por professores experientes, em constante atualização profissional, colaboram para o desenvolvimento pleno de aspectos cognitivos, intelectuais e socioemocionais dos estudantes, a fim de garantir o acréscimo na sociedade de cidadãos capazes de compreender seu papel.

Na Rua Viriato Ribeiro, nº 724, Bela Vista, Fortaleza-CE, a instituição planeja estrategicamente para o ano letivo, projetos inovadores e multidisciplinares a fim de estimular o ensino-aprendizado, além de promover relações interpessoais entre colegas, funcionários, fortalecendo o respeito às diferentes crenças e a culturas da região e do país. A finalidade é proporcionar um ambiente motivador, para que as potencialidades de cada indivíduo sejam expressadas.

Assim a teoria das múltiplas inteligências de Gardner embasa o trabalho da equipe pedagógica a fim de desenvolver talentos diferenciados para atividades específicas. Dessa forma, os alunos adquirem conhecimentos únicos e novas vivências de acordo com o dia a dia nas salas de aula e fora dela com atividades artísticas e esportivas, podem, assim, desenvolver suas capacidades inatas. Para saber mais sobre o Colégio Alternativo Colaço, acesse as redes sociais da instituição https://www.facebook.com/colegioalternativocolaco e https://www.instagram.com/colegioalternativocolaco .

Testemunhos de ex Alunos

Colégio Alternativo, uma escola que acolheu meu filho por 5 anos. Hoje formado em Direito trabalha na área com toda a bagagem a qual aprendeu no alicerce de sua vida. A diferença é que lá a educação é feita com todo o amor. É um colégio de família e não se arrepende quem estuda nele. Quero agradecer a todos os professores e a diretora Mariza Colaço que sempre está com esse sorriso estampado no rosto. Eridan, mãe do Expedito
Eridan, mãe do Expedito
Advogado