Projetos

Projetos Geniais

O Projeto “Acolhida” tem o objetivo de construir, por meio da oração diária, uma aproximação com Deus e a fortificação da fé com histórias que trabalhem suas habilidades socioemocionais, como: virtude, força de caráter, autoconhecimento, compaixão, empatia, colaboração, amor ao próximo, responsabilidade social, compaixão, empatia, colaboração, coletividade, entre outros…, ou seja, trabalhar a formação humana do indivíduo em geral.

Projeto Trânsito Seguro tem o objetivo de construir uma consciência mais humanizada na primeira infância que seja internalizada através de suas ações na vida inteira. Para isso desenvolvemos diversos projetos educativos como a parceria com a escolinha da AMC-Autarquia Municipal de Trânsito que participa do projeto “Amigo da escola” e diversas atividades desenvolvidas ao longo do ano. Dessa maneira, acreditamos em que a consciência se constrói nos pequenos hábitos do cotidiano.

O Projeto Meio Ambiente visa à construção, desde a primeira infância, de uma conscientização a respeito do nosso planeta, sempre construindo ações que fortifiquem essa ideia como a reciclagem do lixo, economia de  água, reaproveitamento de materiais reciclados para as aulas de artes; além da distribuição de mudas à comunidade, construções de hortas, etc…Com tudo isso, eles aprendem a contribuir para a saúde do meio ambiente(sustentabilidade) criando uma pensamento crítico e desenvolvendo sua criatividade com essas habilidades de cooperação.

Projeto Arte – Empatia e individualidade

Esse projeto desenvolve a percepção de si e do outro, a criança aprende a se colocar no lugar do próximo e perceber diferentes conceitos, diferentes e integradores de uma personalidade singular.

Projeto Leitura (Autoestima e Autonomia) 

Sabendo da importância da leitura para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, nosso projeto tem o objetivo de tornar a leitura um hábito, proporcionando aos alunos um enriquecimento cultural, social e intelectual. Visa também criar a responsabilidade na criança pelo zelo aos livros e, principalmente, a ampliação de seu vocabulário e compreensão leitora a fim de usar a fala e a escrita para atingir objetivos.

            Ademais, o nosso projeto engloba leitura de paradidáticos, rodas de leituras diárias que têm como objetivo gerar a expectativa na criança pela chegada desse mundo de histórias, leituras dramatizadas e contos; pois o ato da leitura lúdica desenvolve aspectos cognitivos como a inteligência e a sensibilidade.

            O Projeto também inclui a publicação de livros, ao final de cada ano, que são escritos e ilustrados pelos próprios alunos, ao longo do ano letivo, e possui como objetivo melhorar a autoestima das crianças com foco na compreensão leitora.

Projeto Saúde & Alimentação saudável tem como foco estimular os pais e alunos para que tenham uma alimentação saudável e hábitos de higiene. Conhecer seu corpo e ter esses hábitos é essencial para o aprendizado e para uma dieta adequada aos pequenos e à família, por isso resgatar hábitos saudáveis e comidas naturais é o foco desse projeto. Além, é claro, do hábito de atividades físicas para o desenvolvimento da inteligência corporal.

Alimentar-se bem, por conseguinte, proporciona uma vida mais saudável, e todo alimento é importante para o crescimento e desenvolvimento, pois influencia diretamente no físico: peso, estatura, aparência e dentição. Enfim, é um dos fatores responsáveis pelas transformações que acontecem no corpo, atrelada é claro a uma atividade física regular.

Projeto Aprender Brincando

            O Projeto “Aprender Brincando” tem como objetivo desenvolver na criança a criatividade. No mundo contemporâneo, as crianças deixam de brincar muito cedo ocasionando assim um amadurecimento precoce, por isso a importância do estímulo a brincadeiras infantis na escola é essencial. Para isso temos:

a-  O Dia do Brinquedo- É o  dia liberado para as crianças trazerem seus brinquedos e aprenderem a compartilhá-los com seus colegas;

b- A Casa da Vovó Marinete- É  uma miniatura de uma casinha que tem o objetivo não só de despertar e estimular as brincadeiras como trabalhar o senso de responsabilidade, organização e limpeza nas crianças;

c- A  Recreação Aquática- Tem como  objetivo  estimular as crianças à  prática de exercícios físicos, que irão ajudar no desenvolvimento nessa fase de transformações físicas que elas passam, como também para relaxamento do corpo e da mente(a recreação acontece uma vez por semana).

 d- Recreação- A finalidade é desenvolver na criança  o domínio de si, a disciplina, observação, reflexo, paciência e acrescentar a tudo: bons hábitos, pois a recreação é o meio da criança conhecer a realidade que a cerca, manipulando a realidade, explorando-a, criando e recriando, a fim de desenvolver-se e exercitar-se. Esse processo ajuda também a criança a relaxar, gastar energia, apreender algo, instruir, serve para comunicar-se, além de melhorar as relações entre eles.

Projeto Amigo da Escola

Esse projeto visa fazer com que as crianças conheçam as profissões para facilitar seu planejamento para o futuro, desenvolvendo a capacidade de argumentação nas entrevistas, melhorando a visão empreendedora, aprender a importância de ter criatividade, empatia, saber ouvir e falar no tempo certo.

Recebemos também os avós que são de grande importância na vida das crianças, pois eles representam uma referência familiar, fonte de histórias, mitos, relatos (causos) e anedotas que incrementam o desenvolvimento social e intelectual das crianças. Essa prática interacionista é de grande importância para o desenvolvimento da personalidade do indivíduo, sentindo ele pertencer a uma cultura, a um lugar o qual possa chamar de seu.